quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alterações Genéticas

Genética... O que é genética? Parte de um indivíduo? Talvez eu pudesse responder essas perguntas, mas o melhor é deixar para alguém que entende do assunto. Logo, quem vai lhes dar uma breve introdução sobre genética é o nosso futuro geneticista, Alexandre Garcez:


"Geneticista?... Que exagero, Karla... Mas enfim, de uma forma simplificada, genética é o estudo dos genes e como os mesmos podem influenciar nas características morfo-fisiológicas de um organismo vivo. Esses genes são compostos de substancias orgânicas que em aglomerados distintos desempenham funções também distintas, esses genes são expressos ou inibidos segundo influencia do ambiente, e isso que leva a todas as caracteristicas que possuimos"


Você geralmente não é tão modesto, Alexandre. Mas bem, como Alexandre falou, os genes podem ser modificados através do ambiente em que estamos, isso se chama fenótipo. Por exemplo, uma pessoa que nasça morena tingir os cabelos de ruivo. Algumas dessas mudanças são feitas através de radioatividade ou de má formação enquanto o feto estava no útero da mãe, ou até mesmo por uma bactérica que pode ter entrado no organismo de um ser através de alguma maneira. E isso se chama alteração genética, tema desse artigo. Algumas alterações são demasiadamente bizarras, e algumas delas vocês encontrarão abaixo:















A foto acima retrata o chamado "homem-elefante", uma mutação genética que afeta o tecido conjuntivo do crânio, formando neurofibromas, que são tumores com a taxa elevada de elastina. A causa de sua mutação foi, possivelmente, radioatividade ou gene bacteriano/viral.





















Esse segundo caso é o de uma garota, que após má formação, enquanto estava no útero da mãe, ficou com o feto de seu irmão gêmeo nas costas. O ambiente uterino causa muitas alterações nos genes, inibindo uns e expressando outros. Dependendo, é claro, da saúde da mãe.






O terceiro caso não é uma alteração genética, e sim fenótipo. Um chinês foi ataco por um urso, tendo sua face quase completamente dilacerada. A solução fora realizar um transplante de face. Confiram o antes e o depois acima.





O protagonista da quarta foto é o chamado "homem-arvore". Um pescador da Indonésia, que ao entrar em contato com uma floresta, uma bactéria até então desconhecida se alojou em seu corpo através de um corte no joelho. A bactéria se multiplicou em suas células, como câncer. A cura para a alteração foi encontrada antes que a bacteria se espalhasse completamente em seu organismo.






O caso do bebê acima é a ictiose do tipo halerquin. É uma mutação que gera a super inibição do gene que sintetiza a queratina, e atinge também tecidos internos, como sistema respiratório e olhos. A doença é extremamente dolorosa, sendo raros os casos de sobrevivencia.



São esses os tipos de mutações. Se esperam algo como X-men, Heroes ou Resident Evil, sinto muito, mas esse tipo de mutação é impossível, já que a alteração genética, como por exemplo a radioatividade, teria de ser extremamente forte, sendo impossível a sobrevivencia de um humano. E uma curiosidade para quem conseguiu ler essa matéria até aqui: baratas são resistentes à radioatividade. Enfim, mais um pouco de Alexandre Garcez para vocês:

"Ahh, Karla... Nem tão impossiveis, talvez menos impressionantes, eu mesmo, por exemplo, sou sinesteta, caracterizado pela junção de dois ou mais sentidos, como sentir gosto das coisas só com seu odor, ou ver cores em grafias"
Bem, eu e o superboy sinesteta ficamos por aqui, ele tem o mundo para salvar com a sua incrível habilidade de sentir gostos pelo odor... Eu tenho mais matérias para planejar, sabem como é. Espero que tenham gostado da matéria e se impressionado como o organismo é facilmente alterável.
OBS: Gostaria de agradecer exclusivamente à Alexandre, sem o qual talvez não conseguisse concluir essa matéria. E peço desculpas por sua neurose pós entrevista. Thanks, Alê.

4 comentários:

  1. Sentir gosto com o odor é a coisa mais facil do mundo...

    Muito boa a matéria

    ResponderExcluir
  2. Mais que boa!Eu gostei da materia porque genética é um dos assuntos que mais me interessa.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu achei que ess materia fico D+ me ajudo muito Brigado!!

    ResponderExcluir
  4. Uma observação: no fenótipo, nenhum gene é alterado. A alteração ocorre apenas na manifestação do genótipo, não no genótipo em si. Quando o ambiente afeta nossos genes, é chamado epigenética.

    ResponderExcluir