segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Crítica: "Twilight - Crepúsculo", sucesso ou fracasso?

Sim, isso mesmo! O assunto desse artigo é nada mais nada menos, que Twilight, a nova febre ― e modinha ― infanto-juvenil. Mas como devem ter visto, isso é uma crítica, se acha que passaremos 99% desse artigo falando de como o Edward Cullen é lindo, é melhor nem ler isso aqui.

Apontarei aqui a realidade e os defeitos dessa saga que simplesmente são ignorados, e mostrar-lhes que Twilight não merece o sucesso que faz.


1. Stephenie Meyer: Como não começar essa crítica falando de Meyer? A autora da série não explora e desenvolve trama e muito menos personagens. Pegando simples lendas vampíricas e editando-as, Meyer tenta dar à série um ar original, e no fim acrescenta o clichê romance entre um imortal e um humana nada comum, obviamente acabando a saga com a transformação de tal humana. Stephenie é uma contadora de histórias, não escritora. Sem comentar que a autora destruiu uma lenda! Antes de comentarem que não sei nada sobre o assunto, ao contrário, sei até demais. Sim, eu li a entrevista onde Meyer relata que o livro começou com um sonho que ela teve sobre uma garota e um garoto espantosamente lindo. Vocês acreditaram nisso? Eu não!


2. Bella Swan: A dramática protagonista da série, passa mais da metade do livro se estabanando no chão ou falando de como é lindo o seu vampiro nada perfeito, dando náuseas à determinados leitores que esperavam um livro de "terror", como ele é classificado várias vezes. Não posso discordar que a Bella é uma personagem interessante, porém, muito limitada e previsível.


3. Edward Cullen: Não, eu não vou ficar falando de perfeição do vampiro protagonista. Para começar... Perfeito? Edward Cullen está longe de ser perfeito. Além de pacato, o personagem tem diversos defeitos, como por exemplo ler mentes. Pode ser um dom, porém um dom muito incômodo, uma total falta de privacidade, acham ter todos os seus pensamentos ― inclusive os mais secretos e constrangedores ― revelados para um desconhecido uma coisa "fofa"? Eu não. A lista de defeitos de Edward Cullen é longa, não vou perder meu tempo falando do vampiro, então vou partir para seu pior defeito. Logo no começo de New Moon, o vampiro queridinho abandona sua amada, com a intenção de protegê-la. Grande falta de maturidade, chamei isso. O estrago já estava feito, como ele poderia apagar um amor? Patético. Só digo uma coisa: Agradeço por não ter um Edward Cullen em minha vida, alguém que não erre comigo, fazendo me sentir uma pessoa inferior, uma pessoa que me cege tanto ao ponto de não enchergar seus defeitos, assim como ele cegou as fãs da saga.


4. Jacob Black, triângulo amoroso: Particularmente, Jacob é meu personagem favorito, ele merece alguém melhor que Bella Swan, que na minha opinião, não ama Edward Cullen verdadeiramente(apesar que não discordo que ele a ame). O mais aceitável seria Bella dizer ao menos que estava indecisa entre os dois, mas não, ela diz que AMA os dois. Quem ama de verdade não confunde amor de melhor amigo com amor de "homem-mulher", quem ama de verdade não tem esse tipo de fraqueza. Creio eu que o relacionamento de Bella e Edward não passa de uma paixão intensa, paixão essa que foi congelada em Bella Swan graças à sua nada imprevisível imortalidade, por isso o românce continuou, pois já foi constatado no livro que os sentimentos são intensificados com a imortalidade. Resumidamente, Bella é uma garota que nunca amou na vida, e quando sente atração, confunde isso com algo mais forte. Twilight foi o primeiro livro solo de Meyer, já que nos outros livros ela apenas fez em conjunto. Logo, não me admira que ela não soube desenvolver o romance, apesar de que sua intenção era que aparentasse verdadeiro.


Apesar de tudo isso, no final das contas, eu gosto da saga. Na hora de ler, ninguém arranja defeito. É uma péssima história de vampiros, mas uma boa história sobre romance, apesar do mau desenvolvimento. Para quem deseja ler histórias vampirescas "decentes", sugiro Anne Rice e Bram Stoker.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente... Além do que deixa estáticas pessoas que acham que só essa é a verdadeira literatura e não conseguem mais ler nada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que disse, esperava muito mais do filme e do livro acredito eu que decepcionou muita gente.

    ResponderExcluir